Escolha sua cor preferida

DnoTO - O site mais completo de Dianopolis

Somente usuarios registrados podem adicionar novas mensagens, por favor faça login

Manoel ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Goiânia

Acho que o assunto sobre os cargos comissionados é muito pertinente e deve ser discutido a fundo, mas gostaria de trazer para discussão um outro assunto de EXTREMA RELEVÂNCIA PARA TODOS NÓS e que, até agora, ninguém tratou. Vocês leram a reportagem publicada no site sobre as HIDRELÉTRICAS que estão DESTRUINDO o nosso MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS? Isso é um ABSURDO!!! O prefeito NADA fez para impedir tamanha destruição do nosso meio ambiente. Pelo que li, houve omissão na instalação de "SEIS HIDRELÉTRICAS" somente em "UM" rio, o Rio Palmeiras. O QUE SERÁ DOS DIANOPOLINOS? NÃO PODEMOS TOLERAR TAMANHA DESTRUIÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO!!!

Sex, 26 de Março de 2010 19:55

Lord B _ Ednardo Junior: Goiânia

Falou tudo Kelson. Assino embaixo. Tem que acabar mesmo. Salvo raras exceções, raríssimas mesmo.

Sex, 26 de Março de 2010 17:50

Kelson ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Brasília

Creio que o cerne da questão aqui não é o fato do político X ou Y ter exonerado fulano ou beltrano... Mas a farra dos cargos comissionados. Isso não é prática exclusiva do político ora citado. Se não todos, 90% dos políticos fazem esse jogo do toma lá da cá com os cargos comissionados. O que não quer dizer que isso é o certo, pelo contrário, é uma prática condenável, pelo menos aos meus olhos.

Sex, 26 de Março de 2010 17:35

Pedro Bernardes ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Goiania

Discordo um pouco de você Lord. Acho que deve haver sim cargo em comissão ou de confiança, se preferir, o que ninguém pode aceitar é o que acontece no Tocantins como bem salientou Kelson logo abaixo. O cargo em comissão existe para ser exceção. Todo administrador público precisa de pessoas de sua confiança em determinados cargos da administração mas não em toda ela como a gente sabe que ocorre. Lord concurso no Tocantins pra mim soa como piada, estória da carochinha o que preferir. Eu é que não faço prova lá mais nunca na minha vida. No ultimo veio cartão de respostas incompleto e os coordenadores mandaram escrever a opção e o numero da questão à mão mesmo que iria ser considerado, não foi ninguém que me contou não eu tava lá e vi. O último concurso da magistratura foi realizado três vezes por conta de irregularidades e por aí vai. Mas de todo jeito acho que concurso é a melhor via mesmo, acho que com o tempo acabaria moralizando um pouquinho. Agora eu também acho que não existe nenhum vereador coitadinho, humildezinho lá na câmara, não sejamos ingênuos. Passei um ano em Dianópolis e sei como as coisas funcionam lá. Se fez tá feito. É a política do cara e acredito que devemos entender agora não vem dizer que é por que é humilde que o povo fica implicando nhe nhe nhe, sinceramente tem dó da inteligência da gente. É melhor nem fazer porque fica feio homem coitadinho. Todo mundo cansado de saber quem tá por trás da caça às cabeças lá no duro. Agora porque é humilde ninguém pode dizer mais nada? Ei Tinga o Tigrão embalou de novo vamo que vamo rumo ao título...

Sex, 26 de Março de 2010 17:22

Liberato Aires Cavalcante... ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Porto Nacional / Tocantins

ad nutum (a pronúncia é /ad nútum/) significa literalmente “a um aceno da cabeça”. Está ligada ao tempo em que os imperadores romanos exerciam um tal controle do poder que um simples aceno de sua cabeça podia significar uma decisão de vida ou de morte. Hoje a expressão é utilizada para caracterizar uma decisão que depende exclusivamente do arbítrio de uma das partes envolvidas. No mundo jurídico, onde é muito freqüente, caracteriza “o direito que possui uma das partes que integram a relação jurídica de desfazê-la, independentemente da vontade da outra”. O síndico o teu prédio pode ser destituído ad nutum pela Assembléiados condôminos; os testamentos são revogáveis ad nutum; a não ser que haja disposição expressa em sentido contrário, a procuração que passei para meu corretor de imóveis pode ser revogada ad nutum; e assim por diante.

Na esfera pública, sabes que o detentor de um cargo de confiança pode ser afastado pela simples vontade de quem o convidou, sem a necessidade de processo administrativo ou legal. Dou-te um bom exemplo: no primeiro mandato de FHC, um ministro (nem lembro mais qual deles), que estava sendo fritado, declarou aos jornais que “punha seu cargo à disposição do Presidente”. Nos jornais do dia seguinte, Fernando Henrique simplesmente retorquiu que os cargos de ministro estão SEMPRE à sua disposição — no que estava absolutamente certo, já que, pelo Art. 84 da Constituição Brasileira, os ministros são demissíveis ad nutum. Abraço. Prof. Moreno

 

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/05/ad-nutum/

Sex, 26 de Março de 2010 16:05

Mário Sérgio ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Palmas

Outro grande problema (vício) que temos aqui no TO (no executivo, por exemplo), é que centenas de servidores efetivos recebem comissão sem exercer cargo de chefia, assessoramento ou qualquer função que exija mais responsabilidade. Isso pesa a folha e leva o nível médio efetivo do estado (assistentes, por exemplo) a ficar com um salário base totalmente defasado, ou seja, no ano de 2003, por exemplo, ele valia entorno de 2,5 salários mínimos. Hoje ele é R$ 800,00 reais, 1,5 apenas. Essas perdas, juntadas a inflação e etc., elevaria o salário deles, deixando-os mais livres dos chamados DA’S. Presos pela boca, com o anzol do DAS, eles também são forçados a fazer campanha para quem está no Governo. A classe fica sem força e impossibilitada de brigar pelos seus vencimentos. Tenho visto que muita coisa está vindo de cima para baixo para mudar, porém o processo será lento, mas um dia isso acaba e aí, quem sabe eles (servidores efetivos do executivo) acordam. Por fim, o servidor que recebeu durante muitos anos de 2,5 a 4 mil reais com os DAS, mas contribuía para previdência com um salário de 800 tomará um baita susto!

Sex, 26 de Março de 2010 15:05

Jean Carlos Cardoso ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Gurupi

Sabias palavras meu conterraneo Alduino vejo que o Vereador Osvaldo Baratins tá causando muita inveja  em famililia tradicionais que não fazia nada e só mamava nas testa agora como o nobre vereador está mostrando serviço e se destacando na Midia e logo em vespera de politicas essa familias querem aparecer...(Ou Será se esses foram exonerados a pedido de políticos da “elite” de famílias tradicionais????  Por que só jogam pedras nesse tal Vereador que é pobre financeiramente e de família humilde?  Quem pediu pra exonerar esses outros nomes?  Quem pediu tais exonerações não mereceriam os mesmos tratamentos que ora dão ao Vereador?   Será porque ele incomoda tanto? E  porque políticos  elitizados pedem exonerações e ninguém fala nada .  ACHO QUE NÃO É POSSIVEL QUE ELE SOZINHO PEDIU PRA EXONERAR ESSE TANTO DE GENTE. Tem mais gente por ai pedindo exonerações, mais deve ser de família tradicional, burguês.... ai ninguém fala nada. É tudo dentro da “normalidade”. É de se lamentar as exonerações pois todo trabalhador é digno de seu salário, porém infelizmente cargos comissionados são assim, sempre pra contratar um tem que exonerar outro. E esta, para mim, não seria a melhor pratica, mas é a de costume adotada por todos os politicos de nossa cidade.)

Sex, 26 de Março de 2010 14:35

Felipe ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Palmas

Os cargos de comissão são um mal necessário. Mas não nesse número absurdo. Agora mesmo o STF está para julgar a ADI que pode botar pra fora cerca de 21 mil servidores comissionados no Tocantins. Setores ligados ao governo alegam que isso faria a máquina do estado entrar em colápso. Talvez é uma boa hora pro governo lutar pela homologação do concurso do quadro geral, que até hoje tá enrolado.

Auduíno, com relação a essas outras exonerações que vc citou, eu particularmente só tenho conhecimento de uma delas. Essas aí não geraram tamanha discussão porque não veio ninguém aqui expor os fatos. O que me intriga nessa questão do hospital, é pq não exoneraram o tal servidor que praticamente não aparece para trabalhar? Pq exoneraram um trabalhador? Se tem em um mesmo lugar um servidor bom e um péssimo, quem vc escolheria para ser exonerado? 

Mas esse é um mal dos cargos em comissão, que com fé em Deus vão parar de ser essa farra toda no Tocantins.

Sex, 26 de Março de 2010 13:35

Cristiano Cavalcante Aire... ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): BSB

Creio que os cargos ditos "de confiança" sempre existiram e existirão na realidade brasileira. O que se deve fazer é tentar aumentar o provimento por concurso público e na outra ponta diminuir os não concursados ou comissionados. Infelizmente, desde a época de Siqueira Campos, passando por Marcelo Miranda, o que se viu no Tocantins foi o contrário: um aumento abusivo de "cargos políticos" no estado. Mas essa realidade, como eu disse, sempre existiu em todas as esferas de poder.

Sex, 26 de Março de 2010 13:26

Kelson ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Brasília

Entrando no meio dessa discussão toda...

Vocês sabiam que no Tocantins há mais servidores de "cargos em comissão" do que servidores em cargos efetivos?

Pois é, só nesse estado da "mão livre e bagunça social" pra ocorrer tal aberração.

Como todos que se pronunciaram aqui, sou plenamente contra os cargos em comissão. O provimento através do concurso público é a forma mais correta de acesso, e mais saúdavel à Administração Pública.

Mudando de assunto... essa nova ferramenta do site, prévio registro para deixar recados, chegou em boa hora! Dessa forma os anônimos sumirão daqui, assim espero.

Outra coisa, creio que José Salomão seria uma ótima opção para representar Dianópolis com uma cadeira no legislativo estadual.

Sex, 26 de Março de 2010 12:50

Cristiano Cavalcante Aire... ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): BSB

José Salomão se reúne com Donizete e Raul Filho para definir candidaturas do PT (Fonte: www.robertatum.com.br) - O prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT,) estará em Palmas na segunda-feira, 29, para se reunir com o presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Donizeti Nogueira e com o prefeito da Capital, Raul Filho (PT). Salomão disse ao Site Roberta Tum que a legenda deve decidir logo no início da semana qual será o pré-candidato oficial da legenda ao Palácio Araguaia. Essa semana também será definitiva para o prefeito que vai resolver se irá se desincompatibilizar do cargo na prefeitura para se candidatar a deputado estadual.

Sex, 26 de Março de 2010 12:42

Robim ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Palmas

Endosso as palavras do meu nobre irmão, Mário Sérgio, e digo mais: quem acaba efetivamente pagando o pato e carregando tudo isso nas costas, somos nós, os concursados! Para nós não há como efetuar melhorias salariais e nem das condições de trabalho.

Sempre que se pede aumento salarial, o governo se mostra contrário, pois na verdade muito dinheiro é gasto com os comissionados e que poderia estar sendo aplicado num quadro de servidores efetivo e enxuto! Sem falar nos que ganham sem bater um prego numa barra de sabão... sem comentários..

Sex, 26 de Março de 2010 11:32

Robim ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Palmas

Endosso as palavras do meu nobre irmão, Mário Sérgio, e digo mais: quem acaba efetivamente pagando o pato e carregando tudo isso nas costas, somos nós, os concursados! Para nós não há como efetuar melhorias salariais e nem das condições de trabalho.

Sempre que se pede aumento salarial, o governo se mostra contrário, pois na verdade muito dinheiro é gasto com os comissionados e que poderia estar sendo aplicado num quadro de servidores efetivo e enxuto! Sem falar nos que ganham sem bater um prego numa barra de sabão... sem comentários..

Sex, 26 de Março de 2010 11:32

Ednardo Junior ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Goiânia

Nenêm, você foi no âmago da questão. Preciso, coeso e conciso. Pois é mestre, são tantos comissionados (não estatutários) que não sobre função gratificada para os que merecem e trabalhas de verdade. São por esses motivos que você sitou aí, com extrema propriedade, que digo mais uma vez: 

 FORA COMISSIONADOS NÃO ESTATUTÁRIOS!

FORA PESSOAS QUE ADENTRAM NA ADM PÚBLICA POR PROVIMENTO EM COMISSÃO!

Sex, 26 de Março de 2010 09:53

Mário Sérgio ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Palmas

O executivo, o legislativo e o judiciário, adoram o tal cargo de provimento em comissão, devido a sua fragilidade. Os comissionados (não estatutários), principalmente aqueles que exercem cargo de assessoria e chefia, muitas vezes são prostituídos pelos seus superiores. É uma verdadeira mazela pública. Muitos deles, principalmente cargos de alto nível, são peças estratégicas na manutenção de desvios, esquemas e irregularidades de toda ordem. Se um deles se nega assinar algo ilícito, o seu superior manda embora e encontrar outro para assinar. Só Deus sabe o que inúmeras pessoas ameaçadas de ficarem desempregadas fazem para preservar seus empregos. Uma hora estão empregadas, outra não; sequer podem planejar a vida financeira, pois não sabem até quando o seu emprego estará garantido. Os cargos comissionados acomodam as pessoas e elas acabam deixando de procurar algo mais seguro. Sem contar que, durante uma eleição, por exemplo, são sempre os mais fanáticos pelos seus candidatos. Agora, a “função gratificada”, que seria dada ao servidor efetivo para exercer cargos de direção, chefia e assessoramento, na maioria dos casos, só aplicada para cumprir lei e/ou para cargos de mínima relevância. O problema é que as pessoas que poderiam mudar isso (deputados, senadores, magistrados) são os que mais querem que fique do jeito que está.  

Sex, 26 de Março de 2010 09:38

Lord B _ Ednardo Junior ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Goiânia

Continuo sem entender porque tamanho espanto quando se exonera ou nomeia(provimento em comissão) alguém; uma vez que, da mesma forma que a Adm contrata(nomeia) ela tem o direito de mandar embora(exonera). Porque o espanto então?

Caso não queiram levar susto quando fulano amigo de não sei quem ou beltrano de familha abastada for exonerado ou nomeado,  façam campanha para que extinguam essa forma de provimento(com mencionou bem D. Tânia). Provimento só em carater efetivo.

Sex, 26 de Março de 2010 09:24

ALDUINO LOPES OLIVEIRA: DIANOPOLIS

Adriana, Rogerio, Felipe Póvoa e outros... apesar de não conhecer bem quem foi exonerado, mas pelas palavras , acho que o mesmo não merecia perder o emprego. O que me causa ESTRANHEZA  é que nasci e cresci aqui em Dianópolis e sempre foi assim a “política”.  Entra um líder sai os subordinados e assim por diante.  Agora recentemente, foi exonerado o Sr.  Diretor de Ensino, Diretor do Dertins, Diretor do representante do Naturatins (ontem) e muitos outros e não vi nenhum comentário. Será que é porque são incompetentes????.  Não mereciam os cargos que ocupavam???. Ou Será se esses foram exonerados a pedido de políticos da “elite” de famílias tradicionais????  Por que só jogam pedras nesse tal Vereador que é pobre financeiramente e de família humilde?  Quem pediu pra exonerar esses outros nomes?  Quem pediu tais exonerações não mereceriam os mesmos tratamentos que ora dão ao Vereador?   Será porque ele incomoda tanto? E  porque políticos  elitizados pedem exonerações e ninguém fala nada .  ACHO QUE NÃO É POSSIVEL QUE ELE SOZINHO PEDIU PRA EXONERAR ESSE TANTO DE GENTE. Tem mais gente por ai pedindo exonerações, mais deve ser de família tradicional, burguês.... ai ninguém fala nada. É tudo dentro da “normalidade”. É de se lamentar as exonerações pois todo trabalhador é digno de seu salário, porém infelizmente cargos comissionados são assim, sempre pra contratar um tem que exonerar outro. E esta, para mim, não seria a melhor pratica, mas é a de costume adotada por todos os politicos de nossa cidade.

Qui, 25 de Março de 2010 23:38

Lord B _ Ednardo Junior ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Goiânia

Para que não fique dúvida sobre minha intenção quando usei o termo cargos comissionados. Trecho de um recado meu postado há horas:

 "Por isso que sou a favor do fim dos cargos comissionados. Porque assim como pode  dar a "sorte" de por uma pessoa competente, como é o caso do Sr. Mifi, pode-se também acontecer de por um incompetente-como é o caso da maioria. Por meio  de concurso público-que é uma forma democrática e que dá acesso e chances iguais a todos-, é sabido que não seleciona os melhores, os mais competentes, mas com certeza a maioria dos imcompetentes  vão ser barrados nessa primeira peneira."

Percebe-se então que, quando usei o termo cargo comissionado,  me referia àquelas pessoas que adentram na Adm. Pública que não por meio de concurso público. Mas aproveitando a dica de D. Tânia, retifico meu erro. Então onde se lê cargos comissionados leia-se  provimento em comissão ou ainda, para que não reste dúvida, pessoas que entram na Adm Pública(são nomeados, tomam posse e entram em exercício)que não por meio de concurso público. Todas elas, sem exceção, devem ser exoneradas. Essa é minha idéia. Deixará de existir a moeda de barganha, dará uma folga ao erário público e, provavelmente, vai melhorar os serviços prestados a sociedade, que deve ser o objetivo maior e obrigação da Adm Pública.

FORA PESSOAS QUE ADENTRAM NA ADM PÚBLICA POR PROVIMENTO EM COMISSÃO!

Só para fixar: por privento em comissão estou entendo que são os casos em que pessoas  passam a fazer parte do corpo da Adm Pública que não por meio de concurso público.

Qui, 25 de Março de 2010 22:54

Cristiano Cavalcante Aire... ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): BSB

Postei este comentário em meu Blog sobre a possível candidatura do prefeito José Salomão (Blog do Kiko:www.kikodno.blogspot.com):

Sem dúvida que a cidade de Dianópolis precisa de uma candidatura competitiva para o legislativo, seja na esfera estadual ou federal. O prefeito José Salomão tem um excelente perfil político e vem sendo muito incentivado pelo diretório estadual e pelo prefeito de Palmas e pré-candidato ao governo Raul Filho para pleitear esta vaga. O que vai nortear a decisão do prefeito será uma consulta ampla aos eleitores, correligionários, lideranças diversas e diretórios (local e estadual). Um outro ponto importante será a configuração da chapa majoritária encabeçada pelo PT. Se o nome for o de Raul, também ganha força uma eventual candidatura, que inclusive poderia impulsionar a campanha petista no sudeste.Porém, ainda deve ser levado em consideração o restante do mandato e a continuação de obras e outras realizações. Existem vários convênios já celebrados entre a prefeitura e o governo federal. Se houver compromisso de continuidade e parceria administrativa, uma desincompatibilização do cargo seria possível.

Qui, 25 de Março de 2010 22:17

Geraldo Neto ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ): Goiania-GO

Sem entrar no mérito de questão política, informo a todos que, a partir de agora, SÓ PODERÁ POSTAR RECADO QUEM FOR REGISTRADO.

Se vc ainda não fez o seu registro, favor clicar na opção REGISTRAR, aí ao lado, e seguir os passos. É muito simples e rápido.

De agora pra frente as discussões políticas vão se acalorando. Vale lembrar que opinião será sempre respeitada, desde que seja respeitosa. Se quer ofender alguém, aqui não é o lugar.

O espaço sempre teve e continuará aberto para recados, convergência e divergência. Mas sempre tendo o respeito em primeiro lugar.

Té logo Tonha ;)

Qui, 25 de Março de 2010 20:08

 

Mostrar num Pagina 176 de 360

Entrar



Publicidade

Banner